Atenção aos Golpes do "Falso Advogado"
Atenção aos Golpes do "Falso Advogado"
Uma nova onda de golpes está se espalhando, vitimando milhares de pessoas que têm processos na Justiça. É o golpe do falso advogado: criminosos se passam por advogados para prometer a liberação de benefícios ou indenizações e, com isso, pedir pagamentos adiantados. Nos últimos dias, nossos clientes tem recebido de diversos contatos diferentes essa promessa de liberação.
Com isso, o que era um simples estelionato se tornou mais ousado. As quadrilhas usam credenciais de advogados, como tem acontecido com o Advogado José Renato de Moraes, para acessar os sistemas online da Justiça. Nesses sistemas, dados das partes envolvidas, como telefones e e-mails, ficam expostos em processos que não correm em segredo de justiça. Com essas informações, os criminosos miram nos valores que a vítima está prestes a receber, ou aguardando andamento processual.
O funcionário público Gilberto Alves, de Brasília, foi uma das vítimas. Ele recebeu uma mensagem no WhatsApp com a foto do seu advogado verdadeiro. “A mensagem que eu recebi no telefone é que a gente tinha ganho a causa na justiça”, conta.O golpista pedia uma taxa de quase R$ 2 mil para a liberação do dinheiro. “Só que ele sempre frisava no pagamento que tinha que ser realizado naquele dia”. Gilberto pagou o boleto e só depois percebeu o golpe. “Era a foto, só que o número era diferente”, lamentou.
Dado a procura de clientes informando sobre situações parecidas pedimos que fiquem atentos ao recebimento de qualquer informação recebida, por contatos que não constam nas redes sociais de seu advogados(as). Antes de repassar qualquer informação pessoal, pedimos que verifiquem com seus advogados se procede a informação. Alertamos também que não se exige qualquer valor para liberação de valores devidos, a serem repassados pelo judiciário.
Caso tenha recebido qualquer tentativa de um desses golpes, printe a conversa e procure bloquear e denunciar o contato. Já em casos mais complexos, onde tenha repassado ou confirmado seus dados pessoais ou qualquer quantia em dinheiro exigida, procure a delegacia mais próxima para as medidas cabíveis.